Com o objectivo de preencher as expectativas dos pacientes em busca de melhor saúde oral e de dentes mais perfeitos, e conscientes da permanente evolução da medicina dentária, a aposta nas especialidades, foi desde a sua fundação em 1990, com o nome inicial de Clínica Dentária D. Afonso Henriques, um dos pontos de maior destaque da Clínica Dentária Instituto Médico Dentário da Malata.
A Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que tem por objectivo diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dento-faciais (“dentes tortos”), que tecnicamente são denominadas Maloclusões.
O profissional especializado nesta área é denominado Ortodontista, a sua formação profissional prepara-o para diagnosticar e empregar métodos preventivos bem como instalar aparelhos correctivos, posicionando dentes, lábios e ossos, com a finalidade de atingir boa harmonia facial.
Implantes dentários osseointegráveis são parafusos confeccionados em titânio puro que podem ser colocados dentro dos ossos maxilares, funcionado como fixação para diferentes tipos de próteses dentárias, de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Os pacientes costumam confundir implantes com próteses fixas; na realidade, implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas.
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária; a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou ponte fixa). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebé-la, reabilita-o para mastigar, falar e sorrir. Recebe o nome de “Fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.
Especialidade da medicina dentária que trata todos os problemas que necessitam de solução cirúrgica tais como:
A clínica dentária da avenida oferece condições de excepção para todas as áreas cirúrgicas de maior complexidade, tais como bloco cirúrgico e sedação inalatória consciente.
A periodontologia é um ramo da medicina dentária que se dedica às gengivas e aos tecidos de suporte do dente.Nos dias de hoje as doenças periodontais ou de gengivas são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos.A fase inicial das doenças gengivais chama-se gengivite. As fases mais avançadas das doenças periodontais são mais sérias e têm sintomas, tais como:
Relacionada com a região de suporte dental (especificamente a gengiva) a plástica veio para completar a estética do sorriso. Problemas como excesso de tecido gengival cobrindo a coroa do dente ou mesmo a falta deste tecido expondo a raíz, podem ser resolvidos com a plástica gengival
É a área da medicina Dentária que se dedica por exclusivo às crianças, desde o aleitamento até à adolescência (14 anos).Tem como objectivo:
Prevenir e tratar todos os problemas oro-dentários, através da:
Tratar problemas oro-dentários,tais como:
Relacionada com a região de suporte dental (especificamente a gengiva) a plástica veio para completar a estética do sorriso. Problemas como excesso de tecido gengival cobrindo a coroa do dente ou mesmo a falta deste tecido expondo a raíz, podem ser resolvidos com a plástica gengival
A oclusão é a especialidade da medicina dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões (incorrecta posição e/ou incorrecta “engrenagem” dos dentes) e disfunções temperomandibulares, (problemas da articulação da mandíbula) que normalmente se manifestam em:
O termo halitose deriva do latim. A palavra halitos significa ar expirado e o sufixo osis traduz uma alteração patológica. A halitose consiste numa condição anormal do hálito, no qual este se altera de forma desagradável quer para o paciente quer para as pessoas com as quais se relaciona. A halitose não é necessariamente uma doença mas um sinal indicativo de desequilíbrio fisiopatológico. Encontram-se identificadas mais de 50 causas para a alteração do hálito. Os odores bucais tornam-se, inclusivamente, de suma importância na suspeita e no diagnóstico de algumas doenças sistémicas, para as quais o odor é característico. Nestas situações, o diagnóstico e o tratamento da doença sistémica causal cursam com a eliminação da halitose.
A halitose interfere negativamente no relacionamento interpessoal. Além disso, nem sempre o paciente se apercebe da sua patologia. Infelizmente, os amigos e parentes não têm, muitas vezes, coragem de revelar a razão do isolamento dos portadores de halitose severa.
Indicações:
Área da Medicina Dentária que estuda e trata a polpa dentária (vulgarmente conhecida por nervo do dente), e de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, fazendo com que o dente fique "sem vida" e por consequência não tenha dor.
Indicações:
Com o objectivo de preencher as expectativas dos pacientes em busca de melhor saúde oral e de dentes mais perfeitos, e conscientes da permanente evolução da medicina dentária, a aposta nas especialidades, foi desde sempre, um dos pontos de maior destaque do Instituto Médico Dentário da Malata.